Chapada dos Guimarães (MT) decreta situação de emergência após alagamentos e deslizamentos de terra
17/01/2025
Segundo a prefeitura, cerca de 9 mil moradores da zona rural foram afetados por causa dos estragos da chuva. O documento permite que a prefeitura mobilize a Defesa Civil e outros órgãos municipais para implementar as algumas medidas
Prefeitura de Chapada dos Guimarães
A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o município. O decreto, publicado nessa quinta-feira (16), busca permitir a adoção de medidas urgentes para reduzir os impactos e acelerar a recuperação das áreas afetadas.
O documento permite que a prefeitura mobilize a Defesa Civil e outros órgãos municipais para implementar as algumas medidas de resposta aos estragos, entre elas:
Realização de campanhas de arrecadação
Convocação de voluntários
Em casos extremos, o uso de propriedades particulares para atender situações de risco, com garantia de indenização posterior
O decreto vale por 180 dias e permite acesso a recursos estaduais e federais que ajudarão a financiar ações de recuperação e reconstrução, além da desapropriação de áreas em risco para relocação de famílias e a dispensa de licitação para contratação de obras e serviços emergenciais.
Estragos
Chuvas constantes provocaram alagamentos, deslizamentos de terra e danos severos à infraestrutura, incluindo estradas, pontes e serviços essenciais
Prefeitura de Chapada dos Guimarães
Segundo a prefeitura, as chuvas constantes provocaram alagamentos, deslizamentos de terra e danos severos à infraestrutura, incluindo estradas, pontes e serviços essenciais, prejudicando diretamente cerca de 9 mil moradores da zona rural.
Entre os serviços mais comprometidos estão o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola, fundamental para a economia local, ainda conforme o município.