Governo anuncia reconstrução de casas e pontes em municípios atingidos por enchentes em MT
16/01/2025
Segundo a Defesa Civil, 900 pessoas foram afetadas, ao todo. Imagens mostram parte do município de Rio Branco (MT) alagado pelas chuvas
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta quinta-feira (16), que irá ajudar a reconstruir casas e pontes destruídas nos municípios Rio Branco e Salto do Céu, a 367 km e 383 km de Cuiabá respectivamente, devido as enchentes causadas pelas fortes chuvas, nesta semana.
O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador Mauro Mendes (União) e os prefeitos de Rio Branco, Pabollo (Republicanos), e Salto do Céu, professor Mauto Espíndola (Republicanos).
Entre as medidas está a reconstrução de 35 casas que foram destruídas. Segundo o Governo do Estado, também será cobrada a documentação para retomar e finalizar algumas casas antigas, da Caixa Econômica, que estão com obras paradas. Enquanto isso, as famílias desabrigadas vão receber o aluguel social.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, 900 pessoas foram afetadas, ao todo. O município de Rio Branco está sob decreto de emergência e calamidade.
Na terça-feira (14), a chuva intensa causou o desmoronamento de uma ponte de madeira, que havia sido construída há cerca de três meses.
Para auxiliar as famílias, caminhões carregados com colchões, caixas d'água, itens básicos e roupas saíram de Cuiabá para atender a região nessa quarta-feira (15).
Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Proteção e Defesa Civil, além de vereadores e lideranças dos dois municípios atingidos.
LEIA MAIS:
Pesquisador explica como município ficou inundado após temporal
Paciente de município inundado pela chuva é transferida para hospital em helicóptero
VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal
Temporal
Imagens aéreas mostram a situação da cidade
Reprodução
Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. Ao g1, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.
Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.